quarta-feira, 27 de abril de 2011

O amor é uma falácia

Exercícios:

1) Assinale as palavras desconhecidas e pesquise em um dicionário.

PETIÇÃO _ Petição é um ato de pedir. Também se chama petição a um requerimento.
FLAMEJAR _ Lançar uma chama brilhante. Brilhar como a chama: olhos que flamejam.
SOFISMA _ Raciocínio vicioso, aparentemente correto e concebido com a intenção de induzir em erro.
ARGUTO _ De espírito vivo, penetrante, capaz de perceber com rapidez as coisas mais sutis.
ASTUTO _ Sutil, sagaz.
 
2) Crie exemplos diferentes para as falácias descritas no texto e poste no seu blog.

GENERALIZAÇÃO APRESSADA _ Mateus entrou para a igreja Batista e ficou fanático. Logo, todos os fiéis da igreja Batista são fanáticos.

GENERALIZAÇÃO NÃO QUALIFICADA _ É perigoso viajar em carro dirigido por mulher.

PETIÇÃO DE PRINCÍPIO _ Ou Deus existe ou a lua é feita de queijo verde. A lua não é feita de queijo verde. Logo, Deus existe.

FALSA ANALOGIA _ Os empregados são como pregos: temos que martelar a cabeça para que cumpram suas funções.

FALSO DILEMA _ Quem não está a favor de mim está contra mim.

3) Pesquise em jornais ou revistas outros exemplos de falácias e poste no seu blog.

Depois Disso, logo por Causa Disso _ É o erro de acreditar que em dois eventos em seqüência um seja a causa do outro. No extremo, é uma forma de superstição: eu estava com gravata azul e meu time ganhou; portanto, vou usá-la de novo.

Bola de neve _ Consiste em tirar de uma proposição uma série de fatos ou conseqüências que podem ou não ocorrer. É um raciocínio levado indevidamente ao extremo, às últimas conseqüências. Ex: Mãe, cuidado com o Joãozinho. Hoje, na escolinha, ele deu um beijo na testa de Mariazinha. Amanhã, estará beijando o rosto. Depois.... Quando crescer, vai estar agarrando todas as meninas.

Ataque à pessoa _ Consiste em atacar, em desmoralizar a pessoa e não seus argumentos. Pensa-se que, ao se atacar a pessoa, pode-se enfraquecer ou anular sua argumentação. Ex: Não dêem ouvidos ao que ele diz: ele é um beberrão, bate na mulher e tem amantes.

4) Pesquise no google 3 tipos diferentes de falácias e poste no seu blog. 

Falácia da ignorância / Questão complexa / Exigência de perfeição.

Renato Pacheco
Eduarda Severo Dona / 1º ano 1M1

Filosofia da lagarta

A filosofia é uma atividade: é uma forma de pensar acerca de certas questões. A sua característica mais marcante é o uso de argumentos lógicos. A atividade dos filósofos é argumentativa: ou inventam argumentos, ou criticam os argumentos de outras pessoas ou fazem as duas coisas. Os filósofos também analisam e clarificam conceitos. Qual é afinal a importância de estudar filosofia? Podemos acabar por nos sentir incapazes de fazer o que quer que seja, paralizados por fazer demasiadas perguntas. A parábola da "Filosofia da lagarta" faz muitos refletirem de como é importante colocar as ideias em prática. A filosofia exige sentimento, compaixão. A maior parte das pessoas, em algum momento momento da sua vida, já se interrogou a respeito de questões filosóficas. Por que razão estamos aqui? Há alguma demonstração da existência de Deus? As nossas vidas têm algum propósito? Poderá a nossa vida ser apenas um sonho? É a mente diferente do corpo, ou seremos apenas seres físicos? O que é a arte? E assim por diante.

Renato Pacheco
Eduarda Severo Dona / 1º ano 1M1

Filosofia com alegria

O texto nos faz refletir sobre a verdadeira realidade. A filosofia deve ser aplicada em nossas vidas, independente da idade e gostos. Com a filosofia encontramos uma explicação para quase todas as coisas ou quem sabe, todas as coisas. Filosofia é uma matéria a ser estudada, um fato. Não podemos julgá-la por motivos fúteis. Para cada acontecimento, existe uma explicação e a filosofia sempre estará envolvida. Envolve mitos e verdades.
Muitas vezes odiamos algo em que não é aprofundado o conhecimento, sendo assim uma questão de ética, cultura. Hoje em dia os adolescentes querem estudar o que não exije esforço, pelo simples fato de NADA FAZERMOS contra o desrespeito de todo e qualquer tipo.

Renato Pacheco
Eduarda Severo Dona / 1º ano 1M1

O mito e o nascimento da filosofia

Fúria de Titãs

A disputa pelo poder lança os homens contra os reis, e os reis contra os deuses. Mas a guerra entre os deuses já começa a destruir o mundo. Perseu é um dos vários filhos de Zeus. Meio humano, meio deus. Perseu fica indefeso para salvar a família de Hades, o vingativo deus do reino dos mortos. Ele se oferece como voluntário para comandar a missão de derrotar Hades, antes que consiga o poder de Zeus e instalar o inferno na Terra. Perseu lidera um grupo de guerreiros, parte nas profundezas dos mundos proibidos. Combate demônios e monstros, ele somente conseguirá sobreviver se aceitar seu poder como um deus, desafiar a sorte e criar seu próprio destino.